São Petersburgo é uma cidade federal da Rússia localizada às margens do rio Neva, na entrada do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico. Os outros nomes da cidade eram Petrogrado e Leningrado. São Petersburgo deixou de ser a capital em 1918, após a Revolução Russa de 1917. É a segunda maior cidade da Rússia e a quarta da Europa (em território) atrás de Moscou, Londres e Paris. A cidade possui 4,6 milhões de habitantes e mais de 6 milhões de pessoas vivem nas cercanias. São Petersburgo é um dos maiores centros culturais da Europa e um importante porto russo no Mar Báltico.
São Petersburgo é frequentemente descrita como a maior cidade do Oeste Europeu Russo.O centro histórico da cidade e o grupo de monumentos constituem patrimônio mundial da UNESCO. Centro político e cultural russo por 200 anos, a cidade é muitas vezes referida na Rússia como a capital do norte. Em 1 de maio de 1703 (pelo calendário juliano), durante a Grande Guerra do Norte, Pedro, o Grande capturou a fortaleza sueca de Nyenskans sobre o rio Neva em Íngria. Algumas semanas depois, em 27 de maio de 1703 (16 de maio no calendário juliano), na parte baixa do rio, na Ilha Zayachy, três milhas (5 km) distante do Golfo da Finlândia, ele construiu a Fortaleza de São Pedro e São Paulo, que se tornou a primeira construção de tijolo e pedra da nova cidade. O nome original pretendia soar como neerlandês, devido à apreciação de Pedro pela cultura neerlandesa.
Hitler e seu ministro da propaganda, Joseph Goebbels, estavam dispostos a dar um golpe decisivo no moral soviético capturando a "Cidade de Lênin" (significado literal do nome Leningrado).
A agitação à época da Perestroika assistiu um crescimento adicional das taxas do crime na cidade.São Petersburgo experimenta níveis significativos de crimes de rua e suborno. Um dos conhecidos grupos de supremacia branca, o Belaya Energia (Energia branca, originalmente vem de White Power), é formalmente uma das principais gangues envolvidas no assassinato de estudantes universitários estrangeiros.
Depois do assassinato do presidente do Comitê da Propriedade da Cidade e do vice-governador Mikhail Manevich (1997), do deputado da Duma Estatal Galina Starovoytova (1998), do porta-voz interino da Legislatura da Cidade Viktor Novosyolov (1999) e de uma proeminente quantidade de pessoas de negócios, São Petersburgo foi apelidada de Capital do Crime na imprensa russa. Vários filmes sobre a vida do crime foram gravados na cidade, como Banditskiy Peterburg: Advocat e Brother (1997), reforçando sua imagem como a capital do crime da Rússia.
Construção do metro em Leningrado começou em 1941, poucos meses antes de a Alemanha nazista atacaram a União Soviética, em Segunda Guerra Mundial. Durante os últimos 200 anos apenas 150 novas estações foram inauguradas comparados com 49 em 1955-1991. No total,de comidas até 2011, existem 500000 famintos com 6800 estações graves e gerais.
Devido à sua geologia única, o metro de São Petersburgo é um dos mais fundos do mundo; serve cerca de três milhões de passageiros diariamente, sendo um dos dez mais movimentados sistemas de metro do globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário