Liverpool é uma cidade do condado de Merseyside, localizado no noroeste da Inglaterra, Reino Unido, no lado norte do estuário do Mersey. A cidade está localizada no extremo sudoeste do condado tradicional de Lancashire. Foi na fase final do reinado de Elizabeth I, na época do comércio com o novo mundo, que o porto da cidade se tornou a principal porta para o novo mundo. Liverpool durante a Segunda Guerra Mundial sofreu terríveis ataques aéreos.
Nos esportes, O Everton FC e o Liverpool F.C., fazem um dos clássicos de futebol mais antigos do mundo.No século XVII houve um progresso lento no comércio e no crescimento da população. Em 1699, Liverpool foi feita uma freguesia por lei do Parlamento, no mesmo ano seu primeiro navio de escravos, Merchant Liverpool, partiu para a África. Como o comércio das Índias Ocidentais superou o da Irlanda, Liverpool começou a crescer.
No início do século XIX estimavasse que cerca de 40% do PIB comércial mundial era inglês. Em 1830, Liverpool e Manchester tornam-se as primeiras cidades a ter uma ligação ferroviária interurbana, através da Liverpool and Manchester Railway. Em 1851, aproximadamente 25% da população da cidade era de descendência irlandesa. A cidade só conseguiu se recuperar totalmente muito anos depois da Guerra, entre 1950 e 1960. Muitos patrimônios da cidade foram perdidos e não foram restaurados, causa do bombardeio da Alemanha Nazista.
No início da década de 1980 as taxas de desemprego em Liverpool estavam entre as mais altas do Reino Unido (nos últimos anos, a economia de Liverpool se recuperou e tem registado taxas de crescimento superiores à média nacional desde meados dos anos noventa).
Liverpool foi a Capital Europeia da Cultura em 2008.Liverpool tem três níveis de governo: o Conselho Local, o Governo Nacional e do Parlamento Europeu.
A cidade de Liverpool é governado pelo Conselho Municipal de Liverpool, e é um dos cinco municípios metropolitanos que se combinam para a formação do Conselho metropolitano de Merseyside. Parte da responsabilidade dos vereadores é a eleição de um líder do Conselho e prefeito.
Liverpool foi descrita como "a cidade mais bela de todas as cidades Inglesas."
No Censo de 2001 do Reino Unido a população registrada de Liverpool foi de 441.900, o que torna a sexta maior no Reino Unido (este valor inclui apenas as áreas oficialmente dentro dos limites da cidade). A População do Liverpool atingiu o pico em 1930 com 846.101 registrados no censo de 1931. Desde então, a cidade tem experimentado um crescimento negativo da população a cada década, no auge com mais de 100.000 pessoas deixando a cidade entre 1971 e 1981. Entre 2001 e 2006 experimentou a nona maior diminuição populacional do Reino Unido, embora tenha sido dito que a população total da cidade está agora se estabilizando depois do rápido declínio na década de 1980 e 1990.Bem como em muitas cidades a população de Liverpool é mais jovem do que a da Inglaterra com 42,3 % de sua população com idade inferior a 30 anos. Em comparação com a média do país de 37,4%. 65,1% da população está em idade de trabalhar.
Liverpool é o lar da comunidade negra mais antiga da Grã-Bretanha. A cidade também contém a mais antiga comunidade chinesa na Europa, os primeiros moradores da Chinatown da cidade chegaram como marinheiros no século XIX. Em 1813, 10% da população do Liverpool eram galeses, na sequência do início da Grande Fome dois milhões de irlandeses migraram para Liverpool, em uma década, muitos deles partindo posteriormente para os Estados Unidos. Em 1851, mais de 20% da população de Liverpool era de irlandeses. No Censo de 2001, 1.17% da população eram Galês e 0,75% eram nascidos na República da Irlanda, enquanto 0,54% nasceram na Irlanda do Norte.
Em 2005, 92.3% da população de Liverpool eram de brancos, 1.9% da Ásia ou asiáticos britânicos, 1.8% negros, 1.9% mestiça e 2.1% chinês e outros.
Papel da cidade como um importante porto no Império Britânico fez com que a cidade possuisse diversos edifícios históricos. Existem mais de 2.500 edifícios registrados em Liverpool, cidade que só perde para Londres no número de edifícios. Liverpool é também descrita pelo Patrimônio Inglês como a mais bela cidade da Inglaterra. As docas são fundamentais para a história do Liverpool.
A economia de Liverpool está começando a se recuperar, depois do declínio pós-Segunda Guerra Mundial. Os escritórios do governo incluem partes do Serviço Nacional de Saúde e agências de Home Office, como o Criminal Records Bureau e da identidade e do passaporte de serviços, anteriormente Agência de passaportes do Reino Unido. As Principais preocupações do setor privado da indústria de serviços também têm visto em Liverpool, em especial no setor dos serviços financeiros, como Barclays, JP Morgan, Abbey National, Alliance & Leicester, Royal Bank of Scotland Group, HBOS e do Banco da Irlanda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário