sábado, 9 de julho de 2011

DeTudoUmPoucoWorldTour2011! Lyon.


Lyon é uma das maiores cidades francesas (segunda maior área urbana, terceiro maior município), capital da região Ródano-Alpes e do departamento de Ródano, na junção do Ródano (Rhône) e do Saône. Foi fundada em 43 a.C. pelos romanos, com a designação de Lugdunum, era a capital da província da Gália.
Foi nessa cidade que nasceu o imperador romano Cláudio, o primeiro imperador que nasceu fora da Península Itálica e que chegou a conquistar a Britânia em 43 d.C. Aqui se realizaram dois concílios ecuménicos da Igreja Católica: Lyon I (1245) e Lyon II (1274).
Agripa reconheceu que a posição de Lugdunum na rota natural do norte para o sudeste da França tornou uma natural via a Lyon e fez o ponto das principais estradas de toda Gália romana. Dois imperadores nasceram nesta cidade: Cláudio e Caracalla. Os cristãos em Lyon foram perseguidos por causa da sua religião sob os reinados dos vários imperadores romanos, mais notadamente Marcus Aurelius e Septimus Severus. Lyon só veio sob controle francês no século XIV.
Fernand Braudel observou, historiadores de Lyon não estão suficientemente conscientes da bi-polaridade entre Paris e Lyon, que é uma estrutura em constante desenvolvimento francês nos finais da Idade Média para a Revolução Industrial (Braudel 1984 p. 327). As feiras em Lyon, a invenção do mercado italiano, tornaram o countinghouse econômico da França no final dos século XV. Graças ao comércio da seda, Lyon se tornou uma importante cidade industrial no século XIX.
Os trabalhadores da seda de Lyon, conhecidos como canuts, encenaram dois grandes levantes: em 1831 e 1834. A revolta 1831 viu uma das primeiras utilizações registradas do negro como um emblema da bandeira de protesto. Foi nessa cidade também que nasceu Allan Kardec o codificador do Espiritismo.
Situada na junção do Ródano e do Saône, a cidade é dominada por duas colinas, Fourvière e Croix-Rousse, separadas pelo Saône. No século XIX, Michelet atribuiu as designações de «colina que reza» a Fourvière, por abrigar a basílica de Notre-Dame de Fourvière, vários conventos e o sede do bispado, e de «colina que trabalha» a Croix-Rousse, onde morava a maioria dos operários que trabalhavam na tecelagem (particularmente da seda), indústria principal da cidade nessa época. Podem encontrar-se nos bairros do Vieux Lyon e da Croix-Rousse várias passagens no interior dos prédios, chamados traboules que permitem passar de uma rua a outra.
A cidade estende-se ainda ao longo da margem esquerda do Ródano em direcção ao Dauphiné. Lyon é a terceira cidade mais populosa da França e o segundo maior centro de negócios do país, assim como um dos principais centros econômicos da Europa.
Sua economia tem destaque para o setor industrial e cultural, ou seja, apesar do caráter financeiro, sendo um dos principais pólos de negócios e industriais da França, a cidade também exibe sua cultura, na maioria das vezes, através do turismo, uma das principais áreas de influência de sua economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores