sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Especial Carnaval de São Paulo.

Carnaval de São Paulo


O Carnaval de São Paulo é uma tradicional festa carnavalesca que ocorre todos os anos na cidade de São Paulo. O desfile das escolas de samba paulistanas ocorre no Sambódromo do Anhembi.

A cidade de São Paulo possui cerca de 200 Agremiações Carnavalescas entre Escolas de Samba e Blocos (atuantes e extintas).

As mais tradicionais e mais vencedoras formam uma lista de 6 escolas: Nenê de Vila Matilde, Vai-Vai, Camisa Verde e Branco, Unidos do Peruche, Mocidade Alegre e Rosas de Ouro. A primeira dentre essas que surgiu como escola de samba foi a Nenê de Vila Matilde, a segunda escola da cidade (atrás apenas da Lavapés que é de 37). Fundada em 1949, foi responsável pela popularização do carnaval de São Paulo nas décadas de 1950 e 1960. É a segunda escola em número de títulos, com 11 no total. É tradicionalmente defensora de sua região de origem, a Zona Leste, onde possui enorme torcida e também é a escola com maior presença de negros em sua comunidade. O Vai-Vai, foi fundado como cordão em 1930. Atualmente é a Agremiação mais antiga da cidade, mas há controvérsias, alguns defendem que a escola do bairro da Bela Vista, mais conhecido como Bixiga, teve sua fundação um pouco mais tarde, já os componentes dizem que a escola é mesmo de 1 de Janeiro de 1930. Essa escola é a que mais venceu o carnaval em São Paulo, com 14 vitórias e tem a maior torcida.

O Camisa Verde e Branco surgiu em 1914 como grupo carnavalesco e se tornou cordão (assim como o Vai - Vai) na década de 1930, mas foi extinto. Ressurgiu em 1953 com o nome de Cordão Carnavalesco Camisa Verde e Branco. O nome dessa escola tradicional do bairro da Barra Funda se originou das vestimentas dos componentes de cordão que sempre desfilavam de camisas verdes e calças brancas, o Camisa Verde ganhou 9 títulos do carnaval de São Paulo. A Unidos do Peruche nasceu como escola de samba, e desfilou sempre entre as grandes da cidade. Possui 5 títulos e foi pioneira na Zona Norte da Cidade. Fundada em 1956, é muito respeitada apesar da má fase em que se encontra e é uma das escolas com maior número de vice-campeonatos. Mocidade Alegre e Rosas de Ouro, foram fundadas em 1967 e 1971 respectivamente, ambas como blocos carnavalescos. São duas grandes escolas da Zona Norte da cidade, a primeira do Bairro do Limão e a segunda nasceu na Vila Brasilândia, mas hoje fica no bairro ao lado, a Freguesia do Ó. Ambas agremiações possuem 7 títulos.

Outras escolas de samba também tradicionais porém,que lutam para voltar ao Grupo especial e se firmar são: Barroca Zona Sul,Imperador do Ipiranga ,Morro da Casa Verde ,Acadêmicos do Tatuapée Leandro de Itaquera . A Unidos de Vila Maria é uma escola tradicional do passado e se firmou entre as grandes novamente após algum tempo em outros grupos. A Vila Maria obteve mais sucesso nessa jornada por enquanto. A X-9 Paulistana em 15 anos seguidos de Grupo Especial conquistou torcida, títulos e muitos simpatizantes, e hoje é considerada uma das grandes.

Acadêmicos do Tucuruvi, Águia de Ouro, Pérola Negra e Tom Maior fazem grandes carnavais no grupo especial paulistano, possuem muitos simpatizantes e essas agremiações realizam belissimos desfiles, são até tidas em muitas vezes como favoritas, mas até agora nunca levaram o caneco para casa.

Colorado do Brás, Flor da Vila Dalila, Unidos de São Miguel, e Acadêmicos do Ipiranga são escolas tradicionais que já foram maiores, e hoje amargam fases ruins.


Escolas de Samba e fotos.



Joyce rainha de bateria 2012 da Camisa Verde e Branco






Valeska Reis rainha de bateria 2012 da Império da Casa Verde




Rosemeire Rocha rainha de bateria 2012 da X-9







Camila Silva rainha de bateria 2012 da Vai-Vai




Ellen Rocche rainha de bateria 2012 da Rosas de Ouro






Valéria de Paula rainha de bateria 2012 da  Acadêmicos do Tucuruvi







Viviane Araújo rainha de bateria 2012 da Mancha Verde







Thaiz Pimentel rainha de bateria 2012 da  pérola negra 






Aline Oliveira rainha de bateria 2012 Mocidade Alegre  




Valeska Popozuda rainha de bateria 2012 Águia de Ouro





Priscila Bonifacio rainha de bateria 2012 Unidos de Vila Maria







Sabrina Sato madrinha de bateria 2012 gaviões da fiel







Andréia Gomes rainha de bateria 2012 da Tom Maior 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores